23ª Festa Pomerana

por TV Câmara publicado 19/06/2012 00h00, última modificação 25/01/2022 09h55
A Festa Pomerana vem se destacando cada vez mais no cenário capixaba como um dos mais importantes acontecimentos culturais do Estado. Este ano não foi diferente, o evento atraiu milhares de turistas e visitantes, que vieram conhecer de perto o que o município mais pomerano do Brasil tem de melhor para mostrar.

Música, danças típicas, desfiles e show para todos os gostos foram algumas das atrações que movimentaram a 23ª Festa Pomerana, realizada em Santa Maria de Jetibá, entre os dias 02 a 06 de maio de 2012.

Considerado o município mais pomerano do Brasil, Santa Maria de Jetibá está localizado na região Centro-Serrana do Estado Espírito Santo, a 80 km da capital. Além das belezas naturais, o município também tem todo um trabalho voltado para a preservação e manutenção de suas tradições.   

Os festejos começaram na quarta-feira dia 02, com um momento de louvor de devoção coordenado pelo pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterano no Brasil, Valdemar Gaede. Em seguida aconteceu o concurso que elegeu o menininho e a menininha 2012.

Foram eleitos:

1º Lugar: CLEISIELE RAASCH SCHNEIDER, representando a EMEIF Recreio e HALECSON STINGUEL JUNIOR, representando a Escola Cooperação.

2º Lugar: IASMIM CRISTIANE BUTZKE, representando a EEEFM Alto Rio Possmoser e RENNER KUSTER GUMS, representando a EMEIF Recreio.

3º Lugar: RAIHANE SAAGER RODRIGUES, representando a Escola Cooperação e MIKAEL LINKOW GRAUNKE, representando a EEEFM Alto Rio Possmoser.

A turma da melhor idade também estava lá para eleger seus representantes do Pomerisch Grousmoter und Grousfater vovô e vovó pomerana. 

1º Lugar: GUSTAVO RAACH e AMÁLIA ZUMACHER GUMS.
2º Lugar: VALDEMAR NINKE e ERNA KUTZKE BENING.
3º Lugar: ARTHUR BEHREND e BENILDA SARTER BERHEND.

Na quinta-feira aconteceu a abertura oficial na Câmara Municipal, numa Sessão Solene Alusiva ao 24° Aniversário de Emancipação Política e 23ª Festa Pomerana. Na ocasião o Presidente da Câmara Nelson Miertschink, e demais vereadores entregaram para o prefeito municipal um cheque de R$ 600 mil. O valor é referente a 50 % do Duodécimo (R$ 1.200.000,00) que corresponde aos primeiros quatro meses de 2012. As economias foram feitas num esforço conjunto de todos os parlamentares.

Já no Ginásio de Esporte acontecia a eleição da rainha pomerana e suas princesas que vão reinar até a próxima festa pomerana.

Para rainha foi eleita a Letícia Kuster - Representante da EMEIF Recreio;

1ª Princesa Vanize Kosanke - Representante da FARESE;

2ª Princesa Rayane Karoline Boldt - Representante da Escola Graça Aranha.

E se tem festa tem festa tem que ter música e a música já começava cedo. Diversas bandas e coros de metais saíram pelas ruas da cidade despertando as pessoas para mais um novo dia, com muita música típica. Os tocadores de concertina também estavam lá para dar o seu recado.

Uma das atrações que vem se destacando cada vez mais na festa pomerana é o Desfile Cultural dos comerciantes e funcionários de Santa Maria de Jetibá. Segundo organizadores este ano o número bateu recorde, mais de cinco mil pessoas participaram. O desfile começou na Escola Cooperação e seguiu pela Avenida Frederico Grulke, até a praça municipal Florêncio Augusto Berger.

Já no palco oficial, a principal atração musical da noite ficou por conta do show nacional Bonde do Forró, que contagiou a multidão e não deixando ninguém parado.

No quarto dia, destaque para a encenação do casamento típico pomerano, que percorreu várias ruas da cidade, contagiando as pessoas por onde passava. O casamento típico é uma das mais belas manifestações da cultura pomerana mantido até hoje.

Um dos instrumentos que mexe com sentimentos destes imigrantes é o som da concertina que esteve presente em todos os dias dos festejos. O tradicional rock da tarde com o grupo K’tinga, arrastou uma multidão para o ginásio de esportes.

Ainda teve o show nacional com Mateus e Cristiano que embalaram a multidão ao som de muita música sertaneja.

O tradicional Desfile Histórico Cultural Pomerano, na manhã do último dia dos festejos foi sem dúvida um dos pontos mais simbólicos que retrata os costumes e as tradições destes imigrantes. Este ano, pela primeira na história o desfile foi transmitido ao pela equipe da TV Câmara. Uma sequência de carros alegóricos proporcionou ao público um espetáculo de beleza, criatividade e uma verdadeira aula sobre a cultura pomerana. O desfile aconteceu na Avenida Frederico Grulke, Centro de Santa Maria de Jetibá.

Se festa é da cultura pomerana os tradicionais grupos de dança, com seus trajes típicos e muita alegria também estavam lá, se apresentando no Ginásio de Esportes Hermann Roelke. O primeiro grupo de danças surgiu na década de 60 e tinha como meta resgatar a arte nativa dos antepassados.  Hoje o município conta com seis grupos de danças pomeranas e alemãs, um de danças latinas, um de danças holandesas e um grupo de capoeira.

Na ocasião, foi entregue nas mãos do prefeito de São Pedro de Alcântara, Premeria Colônia Alemã do Estado de Santa Catarina, senhor Ernei José Stähelin, uma homenagem de congratulação de autoria do Presidente da Câmara Nelson Miertschink, que homenageia o município pelos seus 183 anos de Emancipação Política.

A relação entre os dois municípios, aconteceu numa viagem de intercâmbio cultura à Alemanha e Polônia, em agosto de 2011, que teve como foco conhecer mais a história dos antepassados que colonizaram os dois municípios.

Nos cinco dias da festa, atrações musicais não faltaram e teve para todos os gostos. As diversas bandas locais não deixaram o público parado. A maior atração do último foi o Show nacional da dupla João Mineiro e Mariano, que se apresentou no palco oficial, lotando o pátio de festas.

Se no passado a cultura pomerana era desconhecida e vivia no anonimato, hoje ela se destaca no cenário capixaba, realizando uma das principais festas culturais do Estado. Não é por acaso que milhares de pessoas vêm de longe para admirar e conhecer o que o povo pomerano tem de melhor para mostrar.