28ª Festa Pomerana

por TV Câmara publicado 15/05/2017 00h00, última modificação 02/02/2022 11h28
A 28ª Festa Pomerana veio com toda força e novas atrações, a maior festa da Cultura Pomerana no Brasil realizou-se no período de 02 a 07 de maio.

No dia 02 (terça-feira), de forma inédita os pomeranos fizeram todos rirem, compartilhando suas histórias na Roda de Contos e Causos.

Beleza, simpatia, desenvoltura e elegância foram os requisitos do segundo dia de programação da Festa Pomerana, durante a escolha das majestades do ano de 2017.  Estiveram na passarela 10 candidatas a Rainha Pomerana 2017, houve a escolha do Grootmuter un Grootfåter (vovó e vovô pomerano), Klairmääke un Klairjong (menininha e menininho pomerano).

A disputa foi acirrada e os jurados tiveram trabalho na escolha. O público lotou a Praça Municipal e a torcida foi calorosa. Amigos, Famílias, todos torcendo por seus candidatos.

Pela categoria Grootmuter un Grootfater (vovô e vovó) foram eleitos:

1º - Mathilde Bertha Caroline Schliwe Braun e Geraldo Brandembrug

2º - Leonora Holz Nitz e Balduino Henke

3º - Lindaura Haese Reinke e Flotério Kruger

Na categoria Klairmääke un Klairjong (menininha e menininho)

1º - Penelope Juliana Plaster Romeiro e Ricardo Stuhr Ohnezorge

2º - Taynara dos Santos Hoffmann e Cristiano Henrique Stange

3º - Ana Martha Vitorazzi Lemke e Arthur Gustavo Tesch.

No desfile mais esperado da noite, Leticia Carolani Auholz foi eleita a Rainha Pomerana, Izabela Kurth a Primeira Princesa e Ludimila Berger Potratz a Segunda Princesa.

Na quinta-feira (04), em Sessão Solene na Câmara de Vereadores foi dada abertura a 28° Festa Pomerana e comemoração do 29° Aniversário de emancipação. O Pastor Rodrigo André Seidel da comunidade de São Sebastião de Belém, juntamente com o grupo Ágape conduziu a cerimônia religiosa, meditando a palavra de Deus em louvor pelo progresso de nosso município.

A Solenidade foi abrilhantada com presenças de várias autoridades; Prefeito Municipal Hilário Roepke; Vice-Prefeito Florentino Guilherme; Deputado Estadual Sergio Majeski; Promotor de Justiça da Comarca Hélder Majevski de Amorim; Prefeito de Santa Leopoldina Valdemar Luiz Horbelt Coutinho; Presidente da Câmara Municipal de Santa Leopoldina Robson Siller; Presidente da Câmara Municipal de Itaguaçu Gelson Luis Gobbo; Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá Adilson Espindula, demais vereadores, visitantes e munícipes.

A sexta-feira (05) começou agitada, logo pela manhã munícipes e turistas foram acordados ao som da Alvorada dos Coros de Metais, que animaram as principais ruas da cidade, levando muita música tradicional.

Já aqueles que iam à feira cidadã, puderam fazer suas compras ao som da Concertina, instrumento tradicional pomerano.

À noite, santa-marienses saíram às ruas para representar seus comércios no desfile cultural. O desfile com uma reorganização, premiou os participantes inscritos mais criativos a nível cultural e, mostrou a volta de uma parte da festa a qual toda família pôde participar.

Sagraram-se campeões do desfile

1º - Kiner Huus e Net Work

2º - Sicoob

3º - Polly Rodas Ramlow

A banda Die Germanos, sempre presente na festa, alegrou mais uma vez a todos que iam chegando do desfile dos comércios. O saxofonista Vanildo Kruger, ressaltou a alegria de estar mais uma vez presente na Festa Pomerana, e este ano em especial comemorando aniversário de vinte anos de formação do grupo.

Percorrendo a Avenida Frederico Grulke, a Banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, marcou com uma bela apresentação na manhã de Sábado, todos que viram a apresentação ficaram encantados.

Novidade nesta edição da Festa, foi o concurso do lenhador, disputada em duas categorias na praça municipal.

Os Campeões

Categoria: Gurpião

1º - Leonardo Kumm e Rogério Kumm

2º - Adriano Barcellos e Sérgio Guerino da Silva

3º - Ademiro Dettmann e Egnaldo Andreatta.

Categoria: Machado

1º - Ademiro Dettmann

2º - Agnaldo Sarnaglia

3º - Rodrigo Loose.

A tarde os festejos continuaram com a encenação do tradicional casamento pomerano, com a noiva de preto, os copeiros, comida típica e o ritual do quebra-louças. Trouxe aos visitantes o conhecimento da cultura do povo pomerano.

Outra novidade musical foi o grupo Seven Brass Band, que apresentou uma sonoridade diferenciada.

Fritz Freunden sempre presente nas festividades também fez a galera dançar.

A noite continuou ao som da Banda Vox3 de Santa Catarina, umas das principais bandas que agitam a Oktoberfest de Blumenau-SC.

O Domingo iniciou com o tradicional desfile pomerano, com os carros temáticos mostrando a rica cultura que esse povo trás e mantem até hoje.

O domingo seguiu com apresentações, concursos e muitos shows... Assim, é Santa Maria de Jetibá a cidade mais Pomerana do Brasil!