32ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 31/07/2012 00h00, última modificação 02/02/2022 11h28
A agricultura é atualmente a principal geração de emprego e renda do município, são mais de cinco mil pequenas propriedades de produção familiar que produzem equivalente a 20 mil toneladas de legumes e hortaliças por mês. Uma pequena amostra de tudo que é produzido em Santa Maria de Jetibá, exposto no salão do agronegócio, montado no campo ao lado do pátio de festas.

A Festa do Colono surgiu para homenagear os agricultores que fazem de Santa Maria de Jetibá um dos municípios mais agrícolas do Brasil, hoje é responsável por quase 40% de toda produção agrícola do Estado.

A 32ª edição do evento teve início com uma Sessão Solene alusiva realizado na Câmara Municipal, na última quarta-feira (18) às 17 horas.

Na mesa de honra destaque para a presença do vice-governador Givaldo Vieira, que participou da solenidade e também foi um dos homenageados da noite. Além do vice-governador, mais 19 pessoas receberam títulos de Cidadão Santamariense e Honra ao Mérito por se destacarem ou por terem contribuído com o desenvolvimento de Santa Maria de Jetibá.

Na ocasião o presidente da Câmara Nelson Miertschink, entregou nas mãos do prefeito municipal Hilário Roepke, um chegue no valor de R$ 500 mil. Em abril deste ano, outro cheque de R$ 600 mil foi devolvido aos cofres do Poder Executivo Municipal. Ao todo em 2012 foram devolvidos R$ 1.100.000,00.  As economias foram feitas num esforço conjunto de todos os parlamentares.

Por fim o prefeito Hilário Roepke abriu oficialmente os festejos da 32ª festa do Colono.

Na sexta-feira à noite, no pátio de eventos foi realizada uma celebração ecumênica, entre as Igrejas Católica e Luterana, com a presença do pastor Edivaldo Binow e o padre Ermindo Raposo de Assis. Muitas pessoas compareceram a este atos de fé e devoção.

Este ano a festa do colono trouxe uma novidade, o cantor e Padre Antônio Maria que desde pequeno sonhou em ser cantor. Realizou seu sonho, se apresentando em vários países e também teve a alegria cantar para o Papa João Paulo II, em Roma. Para nossa ele comentou que seu show tem o intuito levar paz, alegria e as bênçãos de Jesus as pessoas por onde passa.

Logo em seguida se apresentou Kléber de Oliveira, apresentador da TV Aparecida que fez o público danças ao som de muita música sertaneja. No meio do Show ele também aproveitou a oportunidade para dedicar uma mensagem ao colono santamariese.

Nos últimos anos o município diversificou sua produção e investiu no cultivo de flores gerando emprego e renda para várias famílias. Atualmente existe uma associação que distribui boa parte da produção na Grande Vitória. Uma variedade de flores também estava em exposição.

Já no pátio de festas, milhares de pessoas tentaram no sorteio de um micro trator e dois carros.

Logo em seguida o Show nacional de Rio Negro e Solimões, uma das atrações mais esperados na 32ª Festa do Colono fez a multidão se aglomerar em frente ao palco. Numa entrevista concedida a nossa equipe, a dupla falou da expectativa do Show.

Aqui se planta, aqui se produz, aqui se colhe os alimentos que sacia a fome de milhares de brasileiros. Parabéns colono de Santa Maria de Jetibá que faz brotar da terra toda sorte de alimentos.