A caminho de Wittenberg (Lutherstadt – Cidade de Lutero)

por TV Câmara publicado 17/09/2012 00h00, última modificação 02/02/2022 11h28
Hoje você é convidado a conhecer Wittenberg, Também conhecida como Lutherstadt, uma cidade alemã localizada a 112 km de Berlin capital da Alemanha. Com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes Wittenberg guarda uma importante história religiosa como um dos cenários da Reforma Protestante.

A viagem foi de trem, as margens imensas paisagens que se perdiam no horizonte formadas pelo verde das plantações de cevada e o amarelo do raps da qual se fabrica aqui na Europa o óleo de cozinha e a margarina.

De repente, quase que no infinito, apareceu o nosso o destino - Wittenberg, ou Lutherstadt como muitos tem o hábito chamá-la. Logo na chegada, ruas e construção, nos remetem a uma viagem para o passado. Tudo que se via em livros sobre a reforma estava agora diante dos nossos olhos, como a grande e imponente Igreja de Wittenberg, onde Martim Lutero pregou as 95 Teses.

No interior da igreja encontra-se o túmulo de Martim Lutero, talvez, ali enterrado por mérito, mas infelizmente longe da família. Um pouco mais adiante está à igreja onde Martim Lutero casou com a Catarina Von Bora e também o local onde Lutero costumava a pregava.

Outro ponto que visitamos foi a casa onde Martim Lutero morava com a sua família. Logo na chegada uma porta que mais parecia um portal nos convidava para entrar, se trata de um portal que a Catarina Von Bora mandou construir especialmente para receber amigos e visitantes, pois ela sabia que Lutero iria gostar. Desta vez não foi possível entrar pela majestosa entrada, tivemos que procurar por outra.

Já no interior da casa, objetos pessoas que pertencia à família, como um dos presentes de casamento que eles receberam. O ambiente mais intacto é a cozinha, também a parte da casa que Lutero mais gostava, pois, ali ele se reunia com a família, amigos e alunos para cantar e conversar.

Martim Lutero foi um dos protagonista na reforma da igreja no século 16. Na sua descoberta doutrinária, baseada em seus estudos da Bíblia Sagrada, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé e não por obras meritórias.

 

Biografia de Martim Lutero

Nascido a 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben/Alemanha, Martim Lutero foi filho de uma família de mineiros pobres. Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge, sendo ordenado sacerdote no ano de 1507. Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512. Leciona na cidade de Wittenberg, onde desencadeia, a partir de um estudo acurado das Sagradas Escrituras, um movimento que modificará profundamente o cenário eclesiástico ocidental.

Em 1517 publica 95 teses em que preconiza reformas no interior da Igreja Católica. Não encontrou acolhida para as suas propostas, sendo excomungado no ano de 1521. Proscrito pelas autoridades, acabou sendo sequestrado por simpatizantes de suas ideias.

Redige pequenos livretos e traduz a Bíblia para a língua alemã. Suas teses encontram eco e se espalham rapidamente graças à imprensa. Suas ideias são propagadas e desencadeia-se um movimento reformador em vários países europeus. Outros simpatizantes lideram iniciativas semelhantes na Suíça e na França.

Graças a uma conjuntura política favorável, Martim Lutero consegue ser porta-voz de anseios mudancistas existentes na sociedade da época. Casa-se com Catarina de Bora no ano de 1525, abrindo mão de seu voto de celibato.

Pregador brilhante e estudioso exemplar da Bíblia, pronuncia-se acerca de temas que agitavam a sociedade alemã e europeia.

A tradução da Bíblia permite que milhares de pessoas tenham acesso ao texto sagrado. Edita um pequeno catecismo para que os pais possam ensinar a seus filhos as bases da fé cristã.

Defende e reivindica junto às autoridades a construção de escolas para rapazes e moças. Músico, compõe inúmeros hinos com melodias e ritmos populares que se tornam verdadeiras prédicas evangélicas.
Denuncia as injustiças sociais e cobra das autoridades mudanças na ordem econômica e social.

Sua morte ocorreu em 1546 quando o movimento de ruptura com a Igreja Católica Romana havia acontecido irremediavelmente.