Abias Jacobsen é congratulado pelo brilhantismo no Xadrez

por TV Câmara publicado 29/10/2015 00h00, última modificação 28/01/2022 09h20
Na última sessão ordinária (19), o atleta Abias Jacobsen foi homenageado com uma Moção de congratulação, pelo destaque com o título de tri-campeão estadual dos jogos escolares de xadrez e a conquista da medalha de prata nos jogos escolares na etapa nacional em Fortaleza-CE, de autoria do vereador Roberval Stuhr.

O congratulado demonstrou interesse pelo xadrez com apenas sete anos de idade, quando teve o seu primeiro contato nas aulas de xadrez na escola. Já com nove anos disputou seu primeiro torneio sem grandes êxodos. Mas com vote e dedicação ele hoje é referência na modalidade, é o que revelam os números de 2013 para cá.

Bicampeão Estadual Infantil 2014;
Bicampeão Municipal Infantil 2014;
Campeão Estadual Infantil 2013;
Campeão Municipal Infantil 2013;
6 vezes o 1º lugar na Categoria Sub 18, com seis Medalhas;
1º Lugar na Categoria Sub 14, com uma medalha e um troféu;
1º Lugar Local Cimax 2014, com um troféu;
1º Lugar no torneio Escolar;
1º Lugar no torneio por equipe Dia do Xadrez;
2º lugar no torneio Santa Maria, com uma medalha;
2º lugar geral Cimax 2014, com um troféu;
4º lugar absoluto Serra, com uma medalha;
5º lugar V CERAP Viana, com uma medalha;
Três vezes 6º lugar V CERAP, com três medalhas;
3º lugar nos Jogos Escolares da Juventude 2014.

Em Santa Maria de Jetibá o xadrez não fez só de Abias uma referência, mas também a educação saiu vitoriosa. Para se ter uma ideia, em 2005 o município foi pontuado com a nota 3.2, pelo IDEB que mede o Índice de desenvolvimento da Educação Básica no Brasil, bem abaixo da média Estadual de 4.2 e a média nacional de 3,6. Com a implantação do xadrez na grade curricular das escolas, o município saltou para 6,0 superando as avaliações estadual e nacional. A meta do governo federal para o município era atingir 4,3 em 2013 e 5,5 sós para 2021, ambas as metas já foram superadas em 2013.

Para o jovem Abias, o xadrez não é apenas um joguinho de tabuleiro ou um passa tempo, mas um esporte que necessita de muita estratégia e capacidade intelectual para a compreensão de cada lance.