Câmara municipal de Santa Maria de Jetibá homenageia o município de São Pedro de Alcântara

por TV Câmara publicado 24/05/2012 10h25, última modificação 02/02/2022 11h28
Numa Sessão Ordinária realizado em 30 de abril de 2012, foi aprovada por todos os vereadores a Moção de Congratulação nº 02/2012, de autoria do Presidente da Câmara Nelson Miertschink, que homenageia o município de São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemão do Estado de Santa Catarina, pelos seus 183 anos de Emancipação Política.

São Pedro de Alcântara é povoada por imigrantes provenientes em sua maioria das regiões do Hunsruch e Eifel, sudeste da Alemanha, que chegaram à montanhosa região em 1829. A partir dela surgiram, nos arredores, várias outras localidades germânicas que conservam as tradições de seus fundadores até hoje.

Localizado a 31 km de Florianópolis, o município possuiu uma área territorial de aproximadamente 140 km² e conserva características de uma pequena cidade rural. Seu empenho e dedicação em preservar os traços de sua cultura se assemelham com as de Santa Maria de Jetibá, que também tem seu foco na manutenção de sua cultura.

Segundo presidente da Câmara Nelson Miertschink, a relação entre os dois municípios, aconteceu numa viagem de intercâmbio cultura à Alemanha e Polônia, em agosto de 2011, que teve como foco conhecer mais a história dos antepassados que colonizaram os dois municípios.

Hoje, São Pedro de Alcântara e Santa Maria de Jetibá, possuem características muito idênticos e mantêm parcerias de intercâmbios, com o intuito de conhecer e fortalecer os laços culturais.

A Homenagem de congratulação foi entre nas mãos do prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stähelin, na ocasião dos Festejos da 23ª Festa Pomerana.