Campanha de Vacinação 2013

por TV Câmara publicado 19/04/2013 00h00, última modificação 02/02/2022 11h28
A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira (15) e vai até 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário. Para atender essa meta, serão enviadas aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina.

Para este ano o público-alvo da campanha são idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses até 2 anos, gestantes, indígenas, presos e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicas.

Em Santa Maria de Jetibá, acontecerá no sábado uma campanha de mobilização no Centro de Vivência da Terceira Idade que marca o dia D da vacinação. A meta do município é imunizar quase 5 mil pessoas.

A Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Rogéria Jaske Armani comentou que as pessoas podem estar tomando a vacina sem preocupação.  

Sintomas de tosse, febre e dor de garganta são comuns da gripe. A vacina faz efeito no organismo no período de 15 dias após a aplicação. O objetivo da companha é assegurar que as pessoas têm acesso à vacinação para diminuir o risco de doença grave, que podem levar a morte. Previna-se vá aos postos de saúde e tome a vacina.