Direito de Resposta

por TV Câmara publicado 03/05/2018 11h05, última modificação 02/02/2022 11h28
Direito de Resposta à publicação de O Jornal, de Linhares, ES

Eu, vereador ADILSON ESPINDULA, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá, exerço o meu direito de resposta, para REPUDIAR o EDITORIAL publicado em “O Jornal”, Ano XX, nº 271 de 30/04/2018, intitulado “UM POLÍTICO DESELEGANTE” sob a responsabilidade do diretor e editor do periódico semanal, jornalista Roberto Araújo, registro nº 0003172/ES.

A matéria publicada na primeira página (capa) de “O Jornal”, destacada com fundo amarelo e letras pretas “é ofensiva à minha dignidade parlamentar, como vereador, como presidente da Câmara Municipal e como cidadão, ao me atribuir adjetivado como deselegante, mal-educado, descortês e levantar suspeita de existir algum interesse inconfessável...”.

 Esclareço ao povo de Santa Maria de Jetibá que o jornalista responsável pela matéria, esteve na Câmara Municipal, foi por mim recebido, no Plenário da Câmara, querendo uma “entrevista” para publicar na edição de 30/04/2018, alusiva ao 30º Aniversário da Emancipação Política e 29º Festa Pomerana e ainda sobre pré-candidatura e cargo eletivo nas eleições vindouras.

A “entrevista” seria publicada como “matéria paga”.

A proposta foi por mim recusada, porque o periódico semanal “O Jornal”, de Linhares, nunca circulou em Santa Maria de Jetibá, o jornalista era pessoa desconhecida, a Festa Pomerana é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Poder Executivo) e a minha pré-candidatura a cargo eletivo estadual é questão partidária, junto ao PTB.

O jornalista, inconformado e impertinente, insistia na entrevista, para publicar a matéria paga e por duas outras vezes foi à Câmara Municipal, sendo informado pelo meu assessor, que não me interessava comprar a entrevista, cujos assuntos pautados, não revelavam nenhum interesse coletivo, mas nitidamente de cunho promocional/eleitoral, tanto do mandato de vereador, quanto da Presidência da Câmara Municipal e de eventual futura candidatura a cargo eletivo nas próximas eleições.

A minha recusa, em respeito ao meu mandato de vereador, ao exercício do cargo de Presidente da Câmara e à legislação eleitoral, causou irritação ao jornalista que contra mim escreveu o editorial e o fez publicar com as ofensas à minha dignidade, à minha personalidade, à minha imagem, à minha honra e ao meu mandato eletivo e presidente do Poder Legislativo Municipal.

Jamais deixei de atender a todos os profissionais da imprensa, recebendo a todos, concedendo entrevistas e informações de interesses coletivos, locais e regionais.

A educação, a cortesia, a elegância, a gentileza, a desenvoltura, a atenção ao trato com as pessoas, desde as mais humildes, até aquelas mais altas autoridades constituídas, molda a minha personalidade e a minha conduta, no âmbito da minha família, das minhas atividades empresariais e da minha militância política, honrando todo o Povo Santamariense, há mais de 25 anos.

 

Santa Maria de Jetibá, ES, 02 de maio de 2018

 

ADILSON ESPINDULA

Vereador – Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá