Eleições 2012

por TV Câmara publicado 04/10/2012 00h00, última modificação 01/10/2021 09h10
Você já escolheu o seu candidato? Analisou suas propostas? As eleições estão chegando, serão no domingo dia 07 de outubro. Esteja ciente, pois a tua escolha vai influenciar diretamente no rumo de Santa Maria de Jetibá nos próximos quatro anos.

Conforme a justiça eleitoral, os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos devem comparecer as urnas, aquele com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas não são obrigados a votar, mas seria bom que também contribuíssem com seu voto.

Já o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não votar neste domingo (7), dia da eleição municipal de 2012, deve justificar a sua ausência. O eleitor nessa situação tem o período de até 60 dias para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral, mas o ideal é que o formulário seja devidamente preenchido e entregue no próprio dia da votação, nos postos de justificativa.

E se você perdeu o título poderá votar normalmente com a carteira de identidade ou documento oficial com foto como: identidade, carteira de trabalho, de motorista, passaporte entre outros. Certidões de nascimento ou casamento não são documentos válidos. “Para agilizar o trabalho do mesário, leve o número do seu título e da sua seção”.

Os eleitores aptos a votar e não comparecerem às urnas por três eleições consecutivas podem ter o título cancelado, ficando impedidos, por exemplo, de contrair empréstimos em instituições financeiras governamentais; tirar passaporte e tomar posse em cargo público, caso seja aprovado em concurso.

Vale lembrar que as seções eleitorais ficarão abertas das 8h às 17h. Todos que chegarem à seção até às 17h poderão votar, mesmo que, devido às filas, a pessoa chegue à urna somente depois desse horário.

Para votar é muito simples, o eleitor deve comparecer a sua Zona Eleitoral munido de documento de identidade com foto. Após fazer a identificação com os mesários, o eleitor estará liberado para votar.

Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.

Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.

A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.

Após o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Não se esqueça que o Executivo (prefeito e vice) cuida da execução das leis, projetos e demais atividades, enquanto o Legislativo (vereadores) estarão apresentando os projetos, votando leis e fazendo indicações de obras para o Executivo.

Não deixe de votar compareça as urnas e contribua com o desenvolvimento do seu município.