Encenação nascimento, morte e ressurreição de Cristo

por TV Câmara publicado 06/04/2015 00h00, última modificação 19/01/2022 12h30
Mais uma vez o grupo teatral da comunidade de Recreio não deixou por menos e fez a multidão se emocionar, com encenação da Paixão de Cristo. Para este ano uma novidade, a história começou a ser contada desde o seu nascimento.

Aos poucos a multidão foi chegando e logo se tornaram dezenas, centenas e milhares. A expectativa era grande e cada um se acomodava do seu jeito. A maioria assistiu de pé, outros optaram em trazer cadeiras, afinal de contas é um espetáculo longo, são quase duas horas de duração, também não poderia ser diferente, pois se trata da comovente história do nascimento, morte e ressurreição de Cristo.

A encenação começa com Maria recebendo a visita de um anjo anunciando o nascimento do menino Jesus, que logo corre para contar a novidade para José com quem ia se casar. José por sua vez pego de surpresa, se decepciona com sua noiva e mais tarde acaba aceitando.

Dias antes do nascimento de Jesus, por ordem do Imperador César Augusto, José e Maria são obrigados a se dirigir para Belém a fim de se alistarem. Já na cidade de Belém, sem lugar para passar a noite, o menino Jesus acaba nascendo num curral e lá recebe a visita de pastores de ovelhas e também de Reis Magos.

Herodes irritados com o nascimento de Jesus e sem saber onde ele teria nascido, numa atitude extrema dá ordens para os soldados matar todos os meninos abaixo de dois anos. José e Maria são avisados por um anjo sobre o massacre de Herodes e fogem com Jesus para o Egito, e lá, segundo as Escrituras Sagradas, Jesus cresceu e graça e sabedoria junto com seus pais.

O enredo segue mostrando Jesus numa festa de casamento, segundo relatos foi naquela ocasião que Jesus teria realizado o seu primeiro milagre, transformando água em vinho.

Várias histórias bíblicas foram interpretadas como uma mulher flagrada em ato adultério e lavada até Jesus. O grupo também destacou quando Jesus foi para o deserto jejuar por quarenta dias e lá ele foi tentando por satanás.

Outro fato, a insistência de quatro homens que queriam levar seu amigo paralítico até a presença de Jesus, eles acreditavam que Jesus podia curá-lo e para isso não mediram esforços.

A autoridade de Jesus sobre a morte também foi destaque na ressurreição de Lazaro. Na sequência a encenação mostrou Jesus visitando o templo e lá é surpreendido por mercadores que fizeram daquele espaço sagrado um ponto comercial.

Outro aspeto como a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde foi saudado pelos manifestantes com folhas de palmeiras também recebeu atenção especial.

Segundo relatos bíblicos, como sinal de humildade, Jesus lavou os pés dos discípulos. Com este gesto ele deixou claro que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em favor da humanidade.

A última Ceia também recebeu destaque. Após este gesto, Jesus anuncia indiretamente o seu traidor, deixando os discípulos surpresos com a notícia. Momentos antes de ser preso, Jesus segue com alguns de seus discípulos para orar no jardim das Oliveiras. Em instantes é preso, traído por um beijo falso de judas. Em seguida ele é levado perante o Sumo-Sacerdote Caifás.

Na sequência Caifás o encaminha até Pôncio Pilatos. Era tradição naquele tempo soltar um preso na época da páscoa, o povo escolheu Barrabáz e Jesus foi crucificado.

O propósito de Jesus que percorreu a região da Galileia foi para ensinar, curar e anunciar o reino de Deus. Segundo as escrituras, o filho de Deus veio para que toda a humanidade tivesse vida digna, principalmente os menos favorecidos.

Esta também foi a mensagem que o grupo teatral veio trazer, e sem dúvida conseguiram atingir o objetivo.