Gerações escolhem seus representantes pomeranos

por TV Câmara publicado 16/05/2014 00h00, última modificação 31/01/2022 09h00
No último dia 03, o Ginásio de Esportes Hermann Roelke, centro de Santa Maria de Jetibá foi o palco do encontro de duas gerações cheias de estilo numa noite bem especial. Se trata do concurso Pomerisch Klair Määke or Klair Jomg 2014 (Menininha e Menininho pomerano) e Pomerisch Grousmoter und Grousfate (Vovó e Vovô pomerano).

As duas gerações dividiram a mesma passarela para escolher os representantes para representar a cultura Pomerana dentro da sua categoria.

Primeiro foi a vez dos pequenos desfilarem. Apetrechos e assessórios não faltaram cada um usou da criatividade para alcançar o título.

Em seguida foi a vez dos quem tem muita a ensinar, ou seja a turma da melhor idade entrar na passarela. Utensílios que fazem parte do dia a dia dos pomeranos foram destaque.

Depois ficou nas mães dos jurados a difícil decisão de escolher os candidatos que mais convenceram e acima de tudo os mais fiéis aos traços da cultura Pomerana.

Após uma disputa acirrada, faturaram para maninho e menininha Pomerana:

1º RICHARD AIGNER JACOB e JULIA EMILY SALOMÃO PRATTI;
2º GUSTAVO RAASCH e ANDY LUIZA BOEKER PERCILIOS;
3º MICHEL LUAN LUDTKE e FERNANDA SALOMÃO BULLERGHAN;

Já a turma da melhor idade elegeu

1º FRANCISCO GIRELLI e SABINA SCHNEIDER GUMS;
2º FREDERICO RETZ e ADELINA LUIZA BUTSKE DA COSTA;
3º OSVALDO EMILIO SIMOURA e FLORINDA KOELER JACOB.

A realeza também escolheu seus representantes. No dia 26 de abril, numa noite de gala foram eleitas para a Rainha Pomerana Sarah Braun Stuhr e as princesas Gislaine Jacob Malikoske e Laura Schulz Araújo. O intuito foi o mesmo representar a cultura Pomerana dentro e fora do município.

Em Santa Maria de Jetibá, a cultura ela e passada com orgulho para as novas para as novas gerações. Enquanto esse elo não se romper, as tradições deste povo secular se manterá firme.