Professores da Universidade de Medicina de Greifswald na Alemanha visitam Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 26/02/2014 00h00, última modificação 30/03/2017 08h41
Na última sexta-feira (21), Santa Maria de Jetibá recebeu a vista de um grupo de alemães representando a Universidade de Medicina de Greifswald na Alemanha. O objetivo do grupo e desenvolver um futuro projeto na área da saúde, com os pomeranos que a mais de 150 anos migraram para o Brasil.

Eles foram recebidos pelo prefeito municipal, em frente à prefeitura a som da banda Pomerisch Groutfruun de Rio das Pedras. Uma das danças mais populares do folclore alemão e pomerano, Her Schmidt não ficou de fora, já que um dos integrantes do grupo também era Her Schmitd.

No que tange receber bem os visitantes, Santa Maria de Jetibá cumpre muito bem o seu papel, um delicioso café típico foi preparado com o que há de melhor na culinária pomerana.

A Universidade de Medicina de Greifswald na Alemanha desenvolve um projeto com a comunidade local que tem como foco estudar e acompanhar a saúde de aproximadamente 9 mil pessoas que já foram envolvidas no projeto.

Santa Maria de Jetibá foi escolhido por ser um município pomerano, já que lá na Alemanha, as pessoas envolvidas no projeto também são de descendência pomerana.

Para o médico e professor da UFES José Geraldo Mill, a saúde integral de uma pessoa é influenciada por uma séria de fatores, e só pesquisas a longo prazo vão ser determinantes no tratamento.

Os visitantes ainda presenteados com DVDs sestas com produtos típicos da região.