Serviço de atendimento móvel começa a funcionar em Santa Maria de Jetibá

por TV Câmara publicado 25/09/2014 00h00, última modificação 31/01/2022 09h00
Foi inaugurado na última quarta-feira (24), em Santa Maria de Jetibá o serviço de Atendimento móvel SAMU, que vai funcionar 24 horas por dia. Uma equipe formada por quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores, que dispõe de uma ambulância de suporte básico, vão atender a população em risco a vida.

O Samu 192 só deve ser acionado em situações de urgência e emergência, tais como parada cardiorrespiratória, dor bem forte no peito (enfarto), envenenamento, queimadura grave, acidente de trânsito, ferimento causado por arma, entre outros (veja abaixo quando ligar para o serviço).

Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone mesmo. É importante estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência, ajudando a ambulância a chegar mais rápido.

Não passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.
 
Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (enfarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo; 
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou do bebê;