Teatro Nacional foi palco para apresentações Pomeranas

por TV Câmara publicado 14/04/2011 09h05, última modificação 31/01/2022 09h00
O Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília foi o palco da 1º Mostra Cultural Pomerana, realizado no dia 05 de abril de 2011. Danças folclóricas, músicas típicas, artesanato e a encenação do casamento pomerano pela turma do Proepo (Programa de Educação Escolar Pomerano), foram às atrações que reuniu centenas de brasilenses e autoridades.

O ritmo das danças folclóricas e o som da música típica contagiaram as pessoas que logo “caíram” no embalo de uma das danças mais conhecidas no folclore pomerano, o Her Schmidt (Senhor Schmidt), nem o Abaixador Alemão, Wilfried Grolig foi poupado que também participou das apresentações. 

O público também teve a oportunidade de ver a apresentação do quinteto de metais, representando os trombonistas de Santa Maria de Jetibá. “Foi uma apresentação muito importante para nós, foi inédita e inovadora”, afirmou Renato Strelow coordenador do quinteto.

 A história do casamento pomerano foi encenada nas duas versões: a noiva com o vestido de preto, costume mantido pelos pomeranos até o ano de 1900, e o casamento atual.  “Foi magnífico ver pela primeira um grupo genuíno formado por pessoas de Santa Maria de Jetibá, que preservam os traços da cultura pomerana se apresentar em Brasília, no Teatro Nacional”, afirmou o Vereador Emilson Vieira da Silva que participou do evento.

 


A 1ª Mostra Cultural Pomerana surgiu com o intuito de buscar recursos para uma viagem que uma comitiva de Santa Maria de Jetibá fará à Alemanha, em agosto deste ano, com o objetivo de difundir a cultura pomerana. “Nós encaminhamos um projeto para o Ministério da Cultura, daí nos perguntamos: porque não mostrar na prática o objetivo do nosso projeto? Através do contato que nós temos lá em Brasília conseguimos realizar esta apresentação, que foi muito produtiva e desafiadora”, comentou a integrante do grupo de danças Pommerland, Sigrid Stuhr. 

Sigrid ainda disse que a apresentação também foi uma forma de intermediar a vinda do Abaixador Alemão Wilfried Grolig, à Santa Maria de Jetibá para promover parcerias e convênios para APAE e Fundação Hospitalar Beneficente Concordia. 
A comitiva também foi recebida pela Embaixada alemã, para um coquetel em comemoração aos 40 anos de representações da República Federal Alemã no Brasil

 

A noite também foi de homenagens

 

 

Uma moção de congratulação aprovada pela Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá, de autoria dos vereadores: Adilson Espíndula, Emilson Vieira Silva, Hilário Boening, Joel Ponath, Nelson Miertschink, Renato Holz e Siguimar Schvanz, homenageou a Deputada Federal Rose de Freitas, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Santa Maria de Jetibá e também por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de 1ª Vice-Presidente do Congresso Nacional. 
A placa de homenagem foi entregue a deputada pelo Prefeito Hilário Roepke, o Presidente da Câmara Nelson Miertschink e o Vereador Emilson Vieira da Silva.

Conteúdo relacionado
Notícias