Homenagem ao Colono 2014
Nem bem rompeu o dia e lá já estão elas se preparando para mais uma jornada de atividade no campo.
São homens, mulher e crianças que a cada novo amanhecer depositam na terra o sustento de suas famílias.
Tradições estas herdados de seus antepassados pois, foram eles que ensinaram que aquilo que se colhe e resultado daquilo que se planta.
Conhecimento, dedicação, paciência e porque não um toque de amor, são essenciais para ser um bom colono, atributos que eles já trazem de berço.
Mas, ser colono não é uma tarefa fácil é trabalhar se sol a sol, lançar as sementes no tempo certo, contar com um bom tempo, ser perseverante, afinal de contas a sobrevivência de sua família depende de tudo isso e muito mais.
Pois e de grão em grão novas horizontes de abrem, famílias crescem, cidades se desenvolvem, desafios são vencidos, tudo se transforma e o mundo se alimenta.
Ser colono é ter orgulho do que faz, é olhar paras os campos e ter o sentimento de que tudo vale apena, mesmo que as vezes a colheita não é tão promissora ou na hora de vender os preços de seus produtos não são aqueles desejados.
O colono nunca desiste, pois acredita que a cada novo amanhecer é uma nova oportunidade para recomeçar.
Parabéns colono santa-mariense pelo exemplo de dedicação, por produzir toneladas e mais toneladas de alimentos, que todos os dias chegam a nossa mesa e saciam a fome de milhares de brasileiros.
Parabéns por ser exemplo de agricultura familiar e gerar as riquezas do nosso município.
Parabéns por tornar Santa Maria de Jetibá o mais agrícola do Estado.
Texto Arilson Grünewald