XVII Feira Científico-Cultural e III Semana Regional Centro-Serrana de Ciência e Tecnologia
Como uma das maiores feiras científicas do estado, o evento tem como objetivo promover uma interação entre escola e sociedade, onde professores e alunos tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisas.
A ciência alimentando o Brasil foi o tema escolhido para este ano. Várias escolas do município marcaram presença, inclusive a APAE, a Faculdade FARESE, o Instituto Federal do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo.
Diversos assuntos foram abordados em torno do tema como por exemplo:
Obesidade infantil e juvenil, abordado pelos alunos da escola de Recreio;
Na área da saúde, a turma de São Sebastião falou sobre esquistossomose;
E sustentabilidade ficou por conta da escola "Prof. Hermann Berger".
Como tema foi “A Ciência Alimentando o Brasil”, não poderia ficar de fora uma alimentação saudável e esta foi a preocupação da turminha do CMEI São Luis.
E falando em alimentos saudáveis, o IFES-Instituto Federal do Espírito Santo apresentou uma proposta de horta que pode ser cultivar em casa, isentos de agrotóxicos. Além da produção orgânica, produzida em pirâmide, o Instituto também se preocupou com acessibilidade, expondo uma maneira de cultivo de horta suspensa, por meio de uma roda denominada mandá-la.
A universidade Federal do Espírito Santo também marcou presença através do projeto robótica educacional.
O evento foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, e está inserida no calendário escolar da Rede Municipal, e também fazer parte da Semana Estadual de Ciências e Tecnologias da Secretaria Estadual.